sexta-feira, 7 de junho de 2013

Um gesto de amor? Pregue o evangelho!


Por Éric Vitor

Graça e paz do Senhor Jesus Cristo.

Sabe qual o gesto de amor que podemos fazer hoje? Pregar o evangelho! É muito fácil orarmos em casa em nossa zona de conforto e sermos sal dentro de um saleiro. É muito simples nos “apropriarmos” da palavra amor, para em nome do “amor” omitirmos as verdades que Jesus Pregou. Jesus Cristo pregou mensagens de salvação, juízo, promessas, consolo, cura, exortação, sobre o reino, porém nunca deixou de omitir a verdade momento nenhum sequer, pois Ele mesmo é a própria Verdade.

Você sabe quais foram as primeiras mensagens de Jesus Cristo registradas nos evangelhos? Foram essas:

“Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos céus, arrependei-vos e crede no Evangelho". (Mateus 4:17, Marcos 1:15)

Devemos buscar o ponto de equilibro, sempre debaixo de oração e utilizando a sabedoria que Deus nos deu, porém jamais deixar de falar a verdade, porque isso não representa amor e nem fidelidade com Deus. É fácil ser querido por todos em todos os momentos (principalmente nos difíceis) quando se fala apenas o que os ouvidos humanos querem ouvir, sendo que essa é a principal característica dos falsos profetas e dos pseudo-evangelistas pregadores de auto-ajuda. Se você realmente tem amor pelas pessoas, de alguma forma, de algum modo, até mesmo orando a Deus pedindo uma oportunidade, irá buscar expor o evangelho de forma pura e dirigido pelo Espírito Santo.

Sabe por que Jesus foi repudiado, maltratado, considerado rebelde, indigno e desprezado por muitos? Era porque pregava somente o que o sistema religioso e hipócrita da época queria ouvir? Tenho certeza que não! Mesmo em meio aos inúmeros milagres, libertações, entre outras obras fantásticas realizadas por Jesus, o próprio povo o condenou, pois entre outros motivos, não queriam ouvir nem viver sua palavra. Devemos respeitar, entender os momentos e as circunstâncias da vida e pedir sabedoria para expor as verdades do Reino, mas nunca deixar de pregá-las, por mais dura que possa parecer as vezes.

Se você é cristão pregue o evangelho com amor e debaixo da unção do Espírito Santo, pois é a Palavra de Deus que transforma verdadeiramente a vida do homem:

A Bíblia nos diz que a Palavra de Deus:

Produz Fé: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". (Romanos 10:17)

Cura: "Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte". (Salmos 107:20)

Liberta: "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". (João 8:32)

Ensina: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça". (2 Timóteo 3:16)

Santifica: "para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra". (Efésios 5:26)

Discerne os pensamentos e intenções do coração: "Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração". (Hebreus 4:12)

Criou todas as coisas: "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados". (Hebreus 11:3). "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro". (2 Pedro 3:7a)

Sabemos que a justiça e amor são atributos de Deus, da mesma forma também a mensagem contida em sua Palavra.

Por amor, Deus enviou o seu filho para pagar o preço que nós deveríamos ter pago, ele executou a sua santa irá e justiça em seu Filho Jesus Cristo, onde nós deveríamos ter sido o alvo de tudo isso. Na cruz do calvário Jesus "bebeu" cada gota do cálice da ira de Deus que deveria vir sobre toda a humanidade. A Bíblia diz que "Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar". (Isaías 53:10).

Anda existe um juízo e uma ira vindoura sobre a humanidade, para aqueles que negam a Cristo como Salvador, vivem uma vida desregrada e sem temor a Deus, que vivem uma vida de aparência ou hipocritamente na casa do Senhor, que pensam serem boas o suficiente para serem justificadas por suas próprias "boas obras" e que no fundo negam a graça e o sacrifício de Cristo, que seguem uma doutrina contrária ao que a Palavra de Deus ensina (ainda que pareça "bondosa", de "luz", mas que distorce o evangelho e vai contra os princípios e a vontade de Deus), etc. 

Se você realmente é cristão, você sabe que é pela graça de Deus que você é salvo, mesmo em meio as suas limitações e suas falhas, é porque que Jesus te livrou e levou sobre si os seus pecados e hoje você pode dizer: Sou salvo, sou livre! É pelo amor, misericórdia e soberania de Deus que hoje você busca viver uma vida que agrade ao Senhor (sabendo que peca todos os dias, mas rejeita e foge do pecado por amor e obediência a Deus) e busca conhece-lo mais e mais através das escrituras e das experiencias concedidas por Ele.  

Porém, em meio a tudo isso existem muitos que ainda estão "presos", "cegos" e mortos espiritualmente, não só serão, mas já estão condenados por seu "vão" modo de viver, pois a Bíblia diz que todos pecaram e destituídos da glória de Deus estão (Romanos 3:23). Essas pessoas precisam ouvir as boas novas ( a palavra Evangelho significa boas novas) e que existe um Deus que se já revelou a humanidade e que nesse último tempo se revelou em seu Filho Jesus Cristo e quer salvar e transformar o homem. Deus é longânimo não deseja que nenhum se perca senão que todos se arrependam (2 Pedro 3:9). Não podemos guardar tão imensurável amor apenas para nós!

E você, o que tem feito sobre isso? Tem buscado anunciar o evangelho deixado pelo Senhor Jesus? Realmente tem buscado fazer algo para Deus mesmo em meio as suas limitações e talvez pouco conhecimento até o momento da Palavra? Um simples Jesus Te Ama já faz a diferencia sabia disso? Como tem sido seu testemunho na sociedade e a obediência a Palavra de Deus que são as maiores marcas e evidencias de um discípulo de Cristo? (Atos 1:8; João 8:31). Deus conhece nossa estrutura e sabe que somos pó (Salmo 103:14), justamente por isso devemos horá-lo e viver intensamente sua Palavra e proclamar tão grande salvação.

Quando a Bíblia diz ..."que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo..." (Mateus 27:51), foi porque partiu de Deus a iniciativa de romper com aquilo que nos separava de sua gloriosa presença, onde agora todos nós podemos estar pela obra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Sendo assim, de acordo com tudo que já foi exposto através dessa mensagem, dou um simples conselho se quiserem fazer um grande gesto de amor, que preguem o evangelho! Pois o Evangelho debaixo da unção do Espírito Santo é a boa nova que poderá curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos , dar restauração da vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e anunciar o ano aceitável do Senhor (Lucas 4:18-19)

Como nos mostram as Escrituras:

"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas". (Romanos 10:14-15).

Encerro essa com um frase de David Livingstone: “Deus tinha um único filho e fez dele um missionário”.

Que a paz de Cristo seja sobre todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário