segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Deus de Providência


Por Nelson Célio de Mesquita Rocha

(...)

A fé nos dá a certeza de que o Senhor supre todas as necessidades do ser; que não devemos confiar única e  exclusivamente em nós mesmos, mas na força e no poder do Senhor que tudo pode; do Senhor Deus que é PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Esse suprimento é parte daquilo que se denomina "providência". Essa providência fortalece a vida diante dos seus embates, os quais se tornam em desafios. E, podemos ter a certeza de que as grandes e preciosas promessas de Deus são evidenciadas e garantidas na Sagrada Escritura, que não pode contradizer-se ou mesmo falhar. E, quando no íntimo se ouve uma voz de medo e de dúvida, de forma inexplicável surge a certeza de que não estamos sozinhos, porque há Deus. O Senhor diz:

"Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças". (Isaías 45:5)

Assim, ficamos perplexos e afirmamos: "Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador".(Isaías 45:15). Ainda ouve-se a voz que ecoa misteriosa, no recôndito da alma: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará". (Salmos 23:1)

Assim, a fé se movimenta e se exercita no sentido de contemplar o que ainda não ganhou forma, mas que já existe. O íntimo vai se acalmando, pela suave brisa da Palavra de Deus, enquanto o corpo vai também recebendo as benesses divinas incomensuráveis. Isto tudo somente pode vir do Deus que se revela em sua Palavra, na alma que por Ele anseia e que nEle busca o socorro verdadeiro. Portanto, diante do conforto e da providência de Deus, do Deus que é bom, e que seu amor nos conduz sempre em triunfo, e que por meio de nós manifesta a sua glória, em todos os lugares, seja feita esta oração confiante: Oh, Senhor, Senhor Deus de misericórdia! Uma coisa eu te peço: não me deixes cair na tentação do descrédito e da ausência do exercício do dom da fé em Ti e nas Tuas preciosas e mui grandes promessas. Tu és o Deus da providência!

(Esta postagem é um trecho do sermão "A misteriosa providência de Deus" publicado no jornal da CPAD "Mensageiro da Paz" do mês de Maio de 2013, pág.. 26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário